Folha Metropolitana

Folha Metropolitana 28-03-2017 Página 12

http://folhametro.com.br/wp-content/uploads/2017/03/folhametro-28-03-2017.pdf


Guarulhos Hoje

Guarulhos Hoje 28-02-2017 Página 2


Prefeitura de Guarulhos

17º Corrida e Caminhada do Batom celebra a diversidade

Foto: Sidnei Barros – PMG

Negras, brancas, albinas, altas, baixas, magrinhas e gordinhas; algumas delas dispararam na largada enquanto outras curtiram o percurso com a tranquilidade própria de um domingo ensolarado. Mais de três mil mulheres participaram da 17ª Corrida e Caminhada do Batom na manhã  deste domingo (26) na avenida Paulo Faccini, banhando de rosa uma das avenidas mais importantes da cidade.

A largada aconteceu pontualmente às 8h. Depois de percorrer os 5 quilômetros previstos, a favorita Ana Claudia Emperador tornou-se campeã pela sétima vez:

Foto: Sidnei Barros – PMG

“É bastante emocionante ser campeã e é fruto de um treinamento que a gente vem fazendo durante o ano todo. Eu estou há 20 anos correndo, pela sétima vez consecutiva na Corrida do Batom e quero estar em primeiro lugar. Eu treino com muito foco, dedicação  e o troféu é consequência desse trabalho”, comemorou Ana Claudia.

O secretário-adjunto de Esportes, Iltonjorge de Assis Roque, parabenizou a equipe responsável pela organização do evento, cujo empenho e participação foram fundamentais para o sucesso da 17ª edição: “Foi uma grande corrida, com um astral fantástico, todos felizes e participando de verdade, como nossos parceiros e apoiadores da iniciativa privada, que estiveram lá conosco o tempo todo”.

Xô preguiça, tchau sedentarismo

Foto: Sidnei Barros – PMG

As amigas Sandra Sobral, de 46 anos, e Noemi Pereira, de 50 anos, já participam do evento há muitas edições. Satisfeitas, elas exibiam as medalhas que ganharam na Corrida. “A Corrida do Batom é um dos melhores eventos que temos na cidade e está melhor a cada ano; gostaríamos que ela acontecesse mais de uma vez por ano”, pede Sandra.

Foto: Sidnei Barros – PMG

Logo depois da Corrida, foi a vez da turma animada da Caminhada percorrer o percurso de dois quilômetros em direção à avenida Salgado Filho.

As irmãs Carla Alves Candido (42) e Erica Alves Candido (41) acordaram cedo e se encontraram com as primas Eliana Palmeira (50) e Thamires Palmeira (25). Com a família reunida, fica muito mais divertido participar da Caminhada:

“Nós queremos mudar nossos hábitos e nada como começar essa mudança em ótima companhia”, vibra Carla, explicando que foi Érica a grande incentivadora do grupo.

Regina Célia Lima Rebouças, de 83 anos, participa da Corrida do Batom há 8 anos. Esse ano, ela queria correr, mas sua filha Regina Célia Rebouças de Oliveira Souza, de 47 anos, achou melhor que ela apenas caminhasse.

A receita para toda essa vitalidade vem de uma prática diária com hábitos simples: “Acordar cedo, tomar um café da manhã bem leve, beber água, mas sem encher a barriga, e vai caminhar”, explica Regina, esbanjando saúde e boa forma.

Corrida e caminhada adaptada

Foto: Yve de Oliveira – PMG/SECEL

Em meio ao grupo da Caminhada, a equipe de fisioterapeutas da Universidade Guarulhos chama a atenção por conta de um artigo inovador: a cadeira adaptada para caminhadas e corridas. 

O projeto, desenvolvido pelos alunos do Curso de Engenharia e utilizado pelos pacientes dos alunos do Curso de Fisioterapia, oferece às pessoas com deficiência a oportunidade de participar de práticas esportivas.

“Nosso intuito é incluir pessoas com necessidades especiais para que elas também possam participar de eventos como a Corrida e Caminhada do Batom”, explica a coordenadora dos cursos de extensão, Lis Bertan, reforçando o apreço da universidade por iniciativas de responsabilidade social.

Acompanhada pela fisioterapeuta Marina Fernandes Ribeiro, a paciente Emilly, de 6 anos, fazia uso da cadeira durante a Caminhada. “Outro importante objetivo é fazer com que a ciclovia seja utilizada também por pessoas com deficiência. Assim, no futuro, além das bicicletas convencionais, será possível encontrar cadeiras adaptadas”, explica José Renato Romero, coordenador da Graduação em Fisioterapia.

Saiba como ficou a classificação final da 17ª Corrida e Caminhada do Batom: http://brlive.info/brlive/brlive-gru.html?f=resultados/gru/gru.corridadobatom.26032017.clax

Fotos: Sidnei Barros – PMG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s