Click Guarulhos

Secel responde sobre polêmicas da Virada Cultural em Guarulhos

Banda Francisco, El Hombre em apresentação na Virada em Guarulhos, no Parque Transgarulhense. Foto: Fabio Nunes Teixeira

Na sexta-feira passada, o Click Guarulhos publicou matéria sobre a polêmica da Virada Cultural Paulista em Guarulhos. Nela, algumas dúvidas foram levantadas e, por isso, contatamos a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para respondê-las. Confira:

  1. Se o GT indicado para a curadoria da Virada Cultural em Guarulhos não fez a curadoria, quem fez junto à SECEL?  E quais foram os critérios de escolha?

A Curadoria dos artistas que participaram da Virada Cultural Paulista em Guarulhos foi feita pela APAA. Com relação aos artistas locais, a escolha foi realizada por uma equipe da Cultura, que considerou aspectos como a diversidade de linguagens oferecidas pelos espaços, contemplando somente artistas da cidade.

  1. Como divulgado pela Secel, 401 artistas se inscreveram para a Virada; em contrapartida, artistas descontentes com a curadoria e a forma voluntária que lhes foi oferecida criaram um manifesto com quase 200 assinaturas, além da Virada Clandestina. O que a Secel tem a dizer a respeito?

Com relação aos artistas que se manifestaram contrários ao evento, a Prefeitura informa ainda que respeita plenamente o direito à livre manifestação e que está trabalhando firmemente, pois entende a necessidade de abertura de diálogo com os artistas para uma melhor política de cultura na cidade.

  1. O que têm a dizer sobre o ocorrido com a dançarina de flamenco Gisele S. Souza (http://encurtador.com.br/bhR46)? O que houve que não tinha nada na tenda do Bosque Maia?

Foi apurada a ocorrência de um problema técnico-operacional com a dançarina de flamenco Gisele Souza, que por conta de falta de infraestrutura relacionada à montagem do palco, ficou impedida de realizar sua apresentação. Em pronto contato com a artista, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ofereceu espaço para uma futura apresentação, divulgando a contento seu trabalho.

  1. O diretor Tiago Ortaet participou da Virada Cultural em Guarulhos com Contação de Histórias na Viradinha Cultural e  com sua Trupe Ortaética, Recepção do Cortejo Lúdico-Teatral, ambas no Adamastor Centro . Essa participação é legal, do ponto de vista jurídico?

Não apenas o diretor de Cultura Tiago Ortaet como outros 300 servidores participaram de forma voluntária da Virada Cultural. A referida apresentação, realizada fora do horário de trabalho e em caráter voluntário, objetivou somente oferecer aos participantes da Viradinha Cultural um momento de contação de histórias.

O diretor Tiago Ortaet em atividade na Viradinha Cultural. Foto Márcio Lino-PMG

 

  1. Qual o saldo da primeira Virada Cultural Paulista em Guarulhos? Quais os erros e os acertos da gestão?

A Prefeitura avalia que o evento foi um grande sucesso e conseguiu cumprir seu principal objetivo: disseminar e democratizar a cultura, principalmente para as regiões mais periféricas da cidade, alcançando cerca de 55 mil munícipes. A equipe da SECEL, responsável pela Virada Cultural Paulista em Guarulhos, continua se empenhando em fazer ampla avaliação dos aspectos positivos e negativos do evento, levantando propostas para as próximas edições.

 

Segundo a Prefeitura, Mais de 55 mil participam da Virada Cultural em Guarulhos.

 

 


Guarulhos registra 400 atendimentos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Das 720 famílias inseridas no Serviço de Proteção Social Especial de Atendimento às Famílias e Indivíduos – Paefi (voltado às situações de vulnerabilidade do idoso, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes), no ano passado, foram identificadas 400 famílias especificamente atendidas por situação de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dado foi divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos (SDAS), por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quinta-feira, 18.

A Secretaria, por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), desenvolve ações preventivas e de acompanhamento familiar. Entretanto, na incidência de situações de ameaça ou violações de direitos, os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) promovem orientação e o acompanhamento individualizado às crianças, adolescentes e suas famílias. O acompanhamento é feito através de acolhimento por equipe de serviço social, após encaminhamento ou busca espontânea, atendimentos individuais às crianças e adolescentes e suas famílias, visitas domiciliares e vários encaminhamentos à rede de serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, como Conselho Tutelar, CRAS, rede de saúde, entre outros.

O trabalho integrado realizado entre as UBS, CRAS, rede municipal e estadual de educação, Conselhos Tutelares e CREAS potencializa e fortalece toda a rede de serviços básicos, além de qualificar os atendimentos.

A SDAS orienta a população que, ao suspeitar de alguma ocorrência de violência sexual, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde pública mais próxima e o Conselho Tutelar. Nas situações as quais se tenha conhecimento e seja necessário o sigilo das informações é preciso o acionamento do Disque 100 ou 181.

 

 




Guarulhos Hoje

Guarulhos Hoje 20-05-2017 Página 7.jpg

Semana Mundial do Brincar promove atividades em diversos espaços da cidade

O “Brincar que Encanta o Tempo” é o tema da V edição da Semana Mundial do Brincar, que acontece a partir deste domingo (21), até o outro domingo (28). Neste período vários países estarão promovendo atividades abertas ao público, incentivando o ato do brincar, que deve fazer parte de todas as fases da vida, principalmente, como direito da infância e defendendo que a criança tenha tempo, espaço e liberdade para brincar.
O evento tem a realização da Organização Social Aliança para a Infância e é promovido pela Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Guarulhos.

Atividades
Durante toda a semana, diversas atividades acontecerão nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, bibliotecas, zoológico, entre outros. Entre elas, brincadeiras tradicionais, circuitos, cirandas, corda e elástico, danças, artes, leitura, contação de histórias e muito mais estão reservados para a criançada.

A ideia é que adultos e crianças possam usar sua criatividade e imaginação para encantar ruas, praças, casas e escolas, proporcionando a quem brinca momentos de prazer e entretenimento numa perspectiva de envolvimento de todos.

Programação:

A programação está espalhada pela cidade, em pontos como o Lago dos Patos, Bosque Maia, Centro de Referência ao Idoso, Praça das Pedras e o zoológico. No Parque Fracalanza, haverá apresentações do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), além de brincadeiras no parque e também atividades com materiais recicláveis, com o grupo Cirandarte Educação Infantil.

As atividades de recreação também estão nos shoppings da cidade. No Internacional Shopping Guarulhos, haverá a Estação Tempo de Brincar, organizada pelo curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UNG), além de uma oficina de construção de brinquedos no dia 28. Já o Shopping Pátio Guarulhos, terá gincanas, pintura de rosto, brinquedos e jogos pedagógicos.

No Shopping Pátio Guarulhos, as atividades serão maiores, com oficinas de fantoches, Projeto Patins na Veia, com aulas para crianças e adultos, e haverá também a participação do grupo circense Naniko Circus, com a apresentação Palhaçaria Mix, e o resgate a cultura das brincadeiras de rua através da Associação das Escolas Particulares (AEG).
Já no zoológico, a programação segue com a apresentação do canil da GCM, comemoração ao dia da tartaruga, no dia 24, conversa sobre o tráfico de animais e circulo de percussão, com a participação do Conservatório Municipal de Guarulhos (CEMEAR).

A Semana Mundial do Brincar ocorre em mais de 20 pontos espalhados pela cidade. Para conhecer quais os pontos das atividades culturais, acesse a programação no site da prefeitura:
http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/brincar/programacaoSemana.php

 

 


 

Prefeitura aumenta a proposta em 0,35%, e greve dos servidores continua

 

 

Servidores municipais de Guarulhos iniciam greve por reajuste salarial justo


Facebook – Casa de David

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, filho e área interna

· 17 de maio 


https://www.facebook.com/casadedavid1962/photos/a.138459319637353.31631.138454362971182/792010304282248/?type=3&theater

 


Fórum Municipal de Cultura recebe inscrições até o próximo dia 25

As inscrições para o Fórum Municipal de Cultura (FMC) continuam abertas até o próximo dia 25, na EPG Jeanete Beauchamp, no bairro do Pimentas. O evento é destinado aos artistas locais, agentes e produtores culturais e será realizado no próximo dia 27 (sábado).

Promovido pela Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Guarulhos, o FMC será divido seis encontros regionais, entre os meses de maio e agosto, nas regiões do Pimentas (27/05), Presidente Dutra (10/06), Cumbica (01/07), Taboão (15/07, Continental II (29/07) e Centro (12/08). O objetivo é discutir sobre seis eixos temáticos para a preparação da V Conferência Municipal de Cultura, prevista para o mês de setembro.

Economia da cultura e novas tecnologias, infraestrutura cultural, cultura e sustentabilidade, democracia, cidadania, diversidade e política cultural, gestão e capacitação são alguns dos temas que serão abordados nesta atividade.
Os fóruns acontecerão aos sábados pela manhã, das 8h às 13h e o encontro será dividido em dois momentos, contendo a apresentação geral dos temas, organização dos trabalhos, bem como a discussão dos eixos. O resultado do diálogo será registrado e sistematizado em formato de relatório.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na plataforma GruCultura, no seguinte endereço: http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/220/
Acesse mais informações sobre o Fórum neste link: http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/214/.

Histórico
Os Fóruns Municipais de Cultura são instâncias de articulação de ideias e pessoas e se caracterizam pela troca de informações e experiências que contextualizam o cenário cultural e subsidiam a elaboração de diretrizes e ações propositivas a serem deliberadas nos canais próprios para esta finalidade, como a V Conferência Municipal de Cultura.

Serviço
Fórum Municipal de Cultura / Etapa Pimentas
Data: 27 de maio de 17
Horário: 8h às 13 horas
Local: EPG Profª. Jeanete Beauchamp (CEU Pimentas)
Endereço: Estrada do Caminho Velho, 351 – Jd. Nova Cidade
Inscrições: Até o dia 25 de maio, no link: http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/220/

 

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s