G1


Carnavalesco

Cidade de Guarulhos será enredo da Gaviões da Fiel em 2018

img_3450

Em busca do quinto título do grupo Especial do carnaval paulistano, a escola de samba Gaviões da Fiel lançou na noite desta quinta-feira (1), por meio de uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook, o enredo que levará para o Anhembi no carnaval 2018. Apresentado pelo carnavalesco Sidnei França, que recém chegou à entidade, a Fiel Torcida fará uma homenagem a cidade de Guarulhos com o enredo “Guarus… Na Aurora da Criação a Profecia Tupi – Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá”, que será desenvolvido pelo carnaval Sidnei França.

Durante o lançamento, a diretoria da Gaviões da Fiel, ao lado do prefeito e de vereadores de Guarulhos, afirmou que a prefeitura da cidade não irá investir 1 real no carnaval da escola.

– Assim como fazemos todos os anos, vamos trabalhar com as leis de incentivo à cultura para a captação de recursos para fazer o carnaval. A cidade apenas nos apoiará culturalmente para o desenvolvimento do desfile. Iremos trazer alas e fazer parceria com as entidades da cidade para a confecção do carnaval – afirmou o diretor da escola.

Segunda maior cidade paulista e a décima terceira maior do País com 1.600.000 habitantes, Guarulhos foi fundada em 1560 pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham, como principal objetivo, defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios. Em 1880, Guarulhos se emancipou de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos. O nome atual só foi adotado em 1906.

Em 1985, o país passou a conhecer Guarulhos a partir da construção do aeroporto Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado da América-Latina, com capacidade de receber mais de 40 milhões de passageiros por ano. Anos mais tarde, a cidade se tornou a ser falada em todo Brasil por conta do irreverente grupo de rock Mamonas Assassinas, formado por cinco garotos da cidade, que em um curto período de tempo se tornou um dos maiores fenômenos musicais da história nacional, com sucessos como Pelados em Santos e Vira-Vira, entre outros. Infelizmente um trágico acidente aéreo, ocorrido em 2 de março de 1996, terminou com os sonhos dos garotos de Guarulhos, que até hoje são lembrados em todo país.

Em seu perfil no Facebook, o carnavalesco Sidnei França fez uma breve explanação, mostrando que a abordagem do enredo será pelo histórico indígena da região.

– É noite na aldeia… Tumé Arandu – guardião da sabedoria e filho mais velho de Tupã, o Deus Maior – traz à luz segredos guardados desde os primórdios da criação… Segredos que deveriam ser passados de geração a geração, e só revelados em noites de lua cheia… Na magia e no encantamento do reluzir das estrelas, uma faísca da chama sagrada brilha no olhar desse sábio ancião, que declara e perpetua a Grande Profecia Tupi: ‘No ressurgimento da vida sobre a Terra, deveria aqui chegar um povo de garra e luta’… Eis a saga de uma gente iluminada e predestinada a buscar um novo tempo de prosperidade e paz… Dos mitos épicos da criação Tupi, a origem mística e a ogloriosa missão dos… Índios Guarus – finalizou.

Na sexta-feira, dia 2, o carnavalesco recebe os compositores interessados em participar da disputa de sambas-enredo da entidade. O encontro ocorrerá no barracão da escola, localizado na Fábrica do Samba, a partir das 20h30. A disputa na Gaviões é aberta para compositores de todo Brasil.


Click Guarulhos

Gaviões da Fiel contará a história de Guarulhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s