G1

SP1

Click Guarulhos

Praça IV Centenário será revitalizada em mutirão neste domingo

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), promoverá neste domingo, dia 18, a partir das 10 horas, mutirão de revitalização da Praça IV Centenário, no Centro.

A ação contará com uma programação cultural, com intervenções artísticas, incluindo atrações musicais e aulas de zumba.

O local receberá serviços de limpeza, conservação e a lavagem da locomotiva Dona Joaninha. A Prefeitura convida a todos para participar desta ação de cidadania para a recuperação da praça, de forma voluntária.

A praça

A praça IV Centenário recebeu esse nome em 1960, nas comemorações dos 400 anos da fundação da cidade. Ela abriga a Estação Guarulhos e a casa do chefe da estação. Existe também no local uma locomotiva semelhante às utilizadas na Estrada de Ferro Tramway Cantareira, inaugurada em 1915 e que em 1941 passou a se chamar Estrada de Ferro Sorocabana.

A Estação Guarulhos teve sua inauguração oficial em 4 de fevereiro de 1915, com uma viagem que transportou o arcebispo de São Paulo, d. Duarte Leopoldo da Silva. Após a desativação do sistema de trens de ferro da Sorocabana, no local passou a funcionar uma Escola Municipal de Educação Infantil e depois foi utilizada como sede do Arquivo Histórico de Guarulhos e pela Guarda Civil Municipal. Todas as estações de Guarulhos foram projetadas pelo engenheiro Torres Tibagy.

Sugere-se ler a postagem sobre a origem da locomotiva que ornamenta a praça IV Centenário: https://www.clickguarulhos.com.br/locomotiva-da-praca-iv-centenario-nunca-trafegou-em-guarulhos-conta-historiador/


 

 

 Youtube – CorinthiansTV


 

Araraquara News

Primeiro treino do Corinthians-Guarulhos

 

Diário Online

 

Equipe de Guarulhos revela objetivos e preparação para a 9 de Julho

Sexta-Feira, 16/06/2017, 09:20:03 – Atualizado em 16/06/2017, 09:20:03

As preparações para a 71ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho estão a todo vapor, ainda mais faltando menos de um mês para aquela que é a principal disputa da modalidade em todo País. Pensando em ter um bom desempenho na competição, a equipe Pro Cycling Team ADF, de Guarulhos, comentou sobre a preparação e a ansiedade para a prova.

Fernando dos Santos irá para sua segunda participação na 9 de Julho e revelou que ainda sente uma emoção especial ao disputar a prova ciclística mais importante do Brasil. Apesar de saber que terá concorrência forte, o atleta comentou, com exclusividade à Gazeta Esportiva, sobre seu principal objetivo para a competição.

“É uma sensação incrível, inexplicável. O fato de estar com os melhores atletas do País, em uma prova de alto nível, que é a melhor do Brasil, é uma sensação muito gostosa. O objetivo agora é tentar entrar entre os dez. Entre os cinco é mais difícil, mas vamos brigar por isso”, afirmou.

Fernando ainda comentou que a preparação para a edição de 2017 da 9 de Julho foi diferente daquela realizada no ano anterior, e que a prova tem um peso importante nos treinamentos. “Já disputei ano passado, mas a preparação foi bastante diferente neste ano. O técnico passou um treino específico para esta prova. A gente treina muito forte focando na 9 de Julho”, completou.

Se Fernando já tem certa experiência na 9 de Julho, para Gabriel Graça será um desafio, em certa medida, novo. Ainda que já tenha corrido nas categorias de base, será a primeira vez do atleta no pelotão de elite da prova ciclística, o que aumenta a ansiedade. “A expectativa é grande. É uma prova importantíssima, de alto nível, e a gente quer fazer o melhor trabalho para conquistar um bom resultado para a equipe”, declarou Gabriel.

Quem comanda os atletas é o técnico e ex-ciclista Claudio Facex, que já participou como competidor da 9 de Julho, e contou que fica mais nervoso por assistir a prova do lado de fora, mas acredita que sua equipe fará um bom resultado na competição. Aliás, o treinador colocou a vitória como objetivo, e crê que um bom desempenho dará motivação para o restante da temporada.

“O primeiro passo é fazer um bom trabalho, sempre pensando na vitória. A emoção é diferente, porque quando você está lá dentro do pelotão, a adrenalina é muito grande, mas acredito que fora da competição acaba sofrendo um pouco mais, porque você vê certas coisas e não pode tomar partido, mas é gostoso também. Quando chega no final e vê que seu time funcionou muito bem, dá uma segurança maior para seguir para as próximas competições”, finalizou.

Veja abaixo fotos da edição de 2016 da 9 de Julho:

*Especial para a Gazeta Esportiva

Fonte: Gazeta Esportiva

 


 

Guarulhosweb

 



 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s