Guarulhos em Rede

 



A Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, amanheceu em festa nesta sexta-feira, dia 4. Alunos com deficiência atendidos pela Instituição Allan Kardec – Alice Pereira (IAKAP) presentearam os funcionários com uma apresentação cheia de música e alegria com o espetáculo O Canto da Sereia, que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (CEMEAR).

instituto-Allan-Kardec (1)
Apresentação aconteceu no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (CEMEAR). Foto: Leonardo Vitull / Secel

O secretário da Secel, Alexandre Zeitune, ficou bastante satisfeito com o trabalho apresentado: “Essa é a primeira de muitas ocasiões que vocês nos visitam, porque nosso objetivo é acolher as pessoas e tornar a sociedade mais justa, feliz e fraterna, e por isso tanto a Secel quanto o Cemear estão de portas abertas para acolhê-los”.

Fundada em 28 de setembro de 1958, a IAKAP é uma Entidade Beneficente de Assistência Social que atende cerca de 180 crianças e jovens com diversas deficiências, como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, além de cegos e surdos, entre outros.

Ver, fazer e contextualizar

Os jovens encenaram o O Canto da Sereia, performance em comemoração ao Festival Folclórico de Parintins, que acontece tradicionalmente no final do mês de junho, no Amazonas.

Aparecida Emiko H. Pinto, uma das arte-educadoras da IAKAP, explica que a apresentação é resultado de vasta pesquisa realizada pelos alunos, que abordou, sobretudo, aspectos folclóricos, culturais, naturais e sociais sobre o Amazonas.

instituto-Allan-Kardec (2)
O vice-prefeito e secretário da Secel, Alexandre Zeitune acompanhou a apresentação. Foto: Leonardo Vitull / Secel

“A proposta triangular, baseada nos estudos da pesquisadora Ana Mae Barbosa, permitiu que essa atividade fizesse sentido para os alunos, garantindo o aprendizado e a participação de todos eles”, resumiu Aparecida. Ela explicou ainda que, para o sucesso da apresentação, os alunos construíram juntos o cenário, objetos de cena e figurinos, utilizando materiais reciclados, mostrando que a arte também pode ser sustentável.

A aluna Alice Vitoria Ramos da Silva, de 15 anos, encenou com graça a sereia Iara. Ela conta que foi a primeira vez que participou de uma apresentação artística. “Achei incrível, gostei muito de dançar e de me apresentar num palco assim, tão lindo”.


A Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) oferece Workshop de Iniciação às Artes, com oficinas gratuitas de teatro, circo e música para crianças, jovens e adultos no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão. A iniciativa visa preparar um elenco para participar do projeto Natal Luz, a ser realizado em dezembro no Lago dos Patos.

portal iniciação às artes

As inscrições para as oficinas de teatro podem ser realizadas pessoalmente a partir desta sexta-feira, dia 4, das 14 às 17 horas, na secretaria do Teatro. Já para as oficinas de circo e música, elas também devem ser feitas pessoalmente, a partir da próxima terça-feira, dia 8, das 14 às 17 horas.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade original e cópia e comprovante de residência. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável para realizar a inscrição.

Natal Luz

As oficinas têm como objetivo preparar um grupo de pessoas capacitadas artisticamente para a realização do Natal Luz do Lago dos Patos, projeto cuja culminância acontece no mês de dezembro.

Os encontros têm carga horária de 1h30 semanais e acontecerão em dias e horários a serem definidos conforme a necessidade do grupo de pessoas inscritas. O início das oficinas está previsto para a segunda quinzena do mês de agosto.

Para mais informações, ligue: 2459-1813

Serviço

Workshop de Iniciação às Artes

Oficina de teatro – inscrições abertas a partir de 4 de agosto, das 14 às 17 horas

Oficinas de circo e música – inscrições abertas a partir de da próxima terça-feira, 8 de agosto, das 14 às 17 horas

Local: Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Rua dos Coqueiros, 74 – Vila Galvão, Guarulhos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: